Genos – Grupo de Estudos da Faculdade de Direito do Mackenzie

(Portal Estação Armênia) A palavra grega cujo significado designa uma raça/tribo, foi a escolhida para intitular o Grupo de Estudos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que tem o Genocídio como objeto de estudo.

Podemos dizer que A Questão Armênia constitui-se numa das principais inspirações e vias de estudo para a compreensão do fenômeno do genocídio. Considerado como um dos precedentes históricos mais importantes para que futuras práticas genocidas viessem a ocorrer, o Genocídio Armênio é reconhecido pelo Grupo de Estudos GENOS como imprescindível à identificação dos elementos, que compõem as fases de maturação para a efetivação de um genocídio.

Eventos acadêmicos realizados no âmbito da referida Universidade, como o Seminário 100 Anos de Genocídio Armênio, em 2015, e a apresentação de Trabalhos de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso (TCC), cuja temática se consubstanciava no Genocídio Armênio, também inspiraram o prosseguimento dos trabalhos do grupo, que vêm se desenvolvendo de forma cada vez mais aperfeiçoada.

O grupo foi criado no ano de 2014, pelo Professor Mestre Flávio de Leão Bastos Pereira, atual coordenador; conta com um Núcleo Administrativo, formado por esta subscritora e as pesquisadoras: Camille Bocanegra, advogada e mestranda; Amanda Pilon Barsoumian, advogada; Lígia Cerqueira, graduanda; Stéphanie Havir, graduanda e Isabela Esher, graduanda; que, junto aos demais membros do grupo, buscam aprofundar e difundir os conhecimentos acerca do fenômeno genocidário, tendo como cerne a análise de seus elementos e características, bem como as novas visões científicas sobre ele. Soma-se a tal contexto, o estudo sobre o Direito à Memória na persecução da Justiça de Transição em tais casos.

São valores basilares do grupo: o pluralismo, a tolerância, a democracia e o humanismo, além da fidelidade aos princípios da pesquisa científica.

Em função do intenso interesse por parte dos alunos, graduandos em Direito da supracitada Instituição, foi realizado processo seletivo nos dias 03 e 10 de setembro do presente ano, para admissão de novos membros, composto de duas fases: primeira prova escrita e segunda prova oral. Cabe ainda ressaltar que, dentre o material utilizado para a avaliação dos candidatos, foi selecionado pelo Professor coordenador o documentário Armenian Genocide: 100 Years Later, disponibilizado no youtube com legenda em português sob o link:

É com enorme satisfação que começamos a vislumbrar a concretização do que outrora era apenas idealização: conquistar um espaço de singular importância acadêmica junto à Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o apoio imprescindível de sua coordenação, onde, através da pesquisa científica, traz-se à tona crimes de natureza genocida, como é o caso da Questão Armênia, objetivando-se sobretudo estabelecer um sistema político, social e jurídico preventivo, em que haja o oferecimento de subsídios seguros para que tais práticas sejam previamente identificadas e inibidas.

Verena Kirejian Bertaglia

AdvogadaAtivista do Conselho Nacional Armênio – Sucursal Brasil
Administradora do Grupo de Estudos GENOS

Foto: Verena Kirejian Bertaglia